O início da caminhada...


Buenas, esta jornada para a IF começou em 2014 quando, a partir de um vídeo do Seiiti Arata, tive contato com o assunto "educação financeira". Mas antes quero contar um fato que demostra como a falta de conhecimento e preparo podem causar prejuízos no mundo financeiro.

Desde de 2009 estava traumatizado com a bolsa de valores.  Comprei, em 2008, cotas de fundos de investimento da Petrobras e da Vale. No início ainda peguei um onda de alta da Petrobras, estava com 30% de rendimento, porém, não vendi e logo depois começou a cair vertiginosamente até que, quando estava em -50%, não aguentei e realizei o prejuízo tanto da Petrobras quanto da Vale. Era uma quantia pequena, R$ 1000,00 em cada fundo, mas mesmo assim levei um cagaço. Foi sofrido ver uma parte do seu parco patrimônio derreter. Depois disso nunca mais tive coragem de investir na bolsa.

Voltando ao vídeo, o Seiiti entrevista o Gustavo Cerbasi que é um famoso educador financeiro.  A partir disso, meu interesse aumentou bastante sobre este assunto e passei a campear (pesquisar) sites relacionados e encontrando alguns excelentes como O Pequeno Investidor, do Fábio Portela, o Clube dos Poupadores, do Leandro Ávila, o HC Investimentos, e o Quero Ficar Rico (#ficaadica).

Este foi o primeiro passo para abrir a mente e perder o medo de investir em ativos diferentes da poupança e dos imóveis.

Avançando nas pesquisas encontrei os blogs de IF, dentre eles o do Pobretão, que sem dúvidas é um dos mais famosos da blogosfera. Daí em diante os demais foram consequência como o Blog do Corey, o do Dividendos, o Blog d'Uó, e um dos que encontrei recentemente e achei muito bom o do Surfista Calhorda, além de muitos outros.

Também fiz alguns cursos pela Internet que achei interessantes e estão ajudando bastante nesta caminhada rumo a IF.

No próximo post vou detalhar a alocação de ativos planejada.

Abraço e sucesso indiada!


Comentários

  1. Legal Guasca, parabéns pela iniciativa.
    A blogosfera me ajudou bastante, comecei a tratar meus investimentos com mais disciplina e entre os comentários/críticas que recebo, sempre consigo tirar valor para melhorar minha estratégia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí Surfista! Valeu pelo apoio. A ideia é aprender um pouquinho com a experiência do pessoal da blogosfera. Aliás, é um aprendizado diário. Desculpe a demora em responder.

      Abraço

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  2. Boa noite galera eu com o exemplo da galera também criei um site para acompanhar meus investimentos diariamente por enquanto só renda fixa ,CDB e poupança esperem que gostem http://meusinvestimentos.esy.es/node/1 visitem entrem no fórum vamos nós ajudar

    ResponderExcluir
  3. Boa noite galera eu com o exemplo da galera também criei um site para acompanhar meus investimentos diariamente por enquanto só renda fixa ,CDB e poupança esperem que gostem http://meusinvestimentos.esy.es/node/1 visitem entrem no fórum vamos nós ajudar

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Patrimônio Financeiro Dezembro/2017: R$ 430.626,09 (+3,32%)